top of page
capa site.jpg
Início: Bem-vindo
Faixa de DNA

NOSSOS SERVIÇOS

Início: Serviços

Assistência de qualidade

MEDICINA NUCLEAR

Assistência de qualidade

PETSCAN-CT

PRINCÍPIOS FÍSICOS DE FORMAÇÃO DE IMAGEM NA MEDICINA NUCLEAR

Início: Nossos serviços

Formação de Imagens

Em medicina nuclear utiliza-se radiação gama emitida por radiofármacos que são injetados ou ingeridos para obter imagens fisiológicas de diversos sistemas do organismo. Por ter energia muito mais elevada se comparada à luz visível, torna-se difícil de detectar e mais difícil ainda localizar o ponto de origem da radiação espacialmente.

Esta proeza é feita nos dispositivos chamados de câmaras cintilográficas, gama câmaras ou câmaras de cintilação. Consistem de detectores constituídos por cristais especiais que emitem luz visível ou ultravioleta ao serem expostos à radiação ionizante, como os raios gama e raios X. Outros dispositivos como válvulas fotomultiplicadoras ou fotodiodos devem ser acoplados aos cristais para capturar esta luz e convertê-la em eletricidade que será utilizada por sistemas eletrônicos que finalmente produzirão imagens em uma tela de computador.

No entanto, uma dificuldade adicional é conhecer a origem do raio gama que foi emitido de uma fonte radioativa, um paciente, por exemplo. Nas gama câmaras, este problema é resolvido utilizando colimadores para escolher a direção dos fótons que poderão atingir o detector. Dessa forma esses equipamentos podem produzir imagens que são projeções planas (bidimensionais) da fonte radioativa.

Por outro lado, as projeções planas não contêm todas as informações disponíveis na fonte radioativa assim como um mapa geográfico traduz imperfeitamente a esfera terrestre em um papel plano. Por isso foi inventada a tomografia, que é capaz de descrever a fonte radioativa em três dimensões. Na cintilografia, o método de obtenção da imagem tomográfica chama-se SPECT (do inglês single photon emission computed tomography – tomografia computadorizada de emissão de fóton único), assim como o equipamento capaz desse procedimento também pode ser chamado de SPECT (single photon emission computed tomograph – tomógrafo computadorizado de emissão de fóton único).

Diz-se fóton único em SPECT em contraste com tomografia de emissão de pósitrons (PET – positron emission tomography) que utiliza dois fótons para posicionamento do evento radioativo. Esses dois fótons são resultados da aniquilação do pósitron com o elétron nas proximidades da região onde ocorreu a emissão do pósitron. Esses dois fótons são emitidos em direções opostas (aproximadamente 180 graus) de modo que algum ponto de uma linha reta ligando esses fótons encontra-se, com pequena margem de erro, o local de emissão do pósitron. Em PET não é possível a realização de imagens planas devido a esse modo de construção das imagens diretamente tomográfico.

cintilografia_de_perfusão_miocardica_edited.jpg

CINTILOGRAFIA

EXAMES » CINTILOGRAFIAS

A cintilografia nuclear é um exame diagnóstico que possibilita ao médico obter informações sobre a função e/ou anatomia dos órgãos, sendo um  método de diagnóstico e terapia que utiliza substâncias radioativas e um aparelho capaz de medir sua presença nos diferentes orgãos do corpo humano. 
Esses radiotraçadores, uma vez administrados, seja por via endovenosa ou por via oral, dependendo do exame, vão se concentrar especificamente no órgão que se quer estudar.

Logo após, o paciente é examinado através de um aparelho especial denominado Gama-câmara ou câmara de cintilações, que capta as emissões vindas do traçador administrado e as transforma em imagens, fornecendo informação sobre as características e função do órgão estudado.
A Cintilografia tem aplicação em várias áreas da Medicina, como Cardiologia, Oncologia, Neurologia e Clínica Médica. O tipo de substância radioativa utilizada varia de acordo com o órgão ou tipo de tecido humano a ser avaliado.
EXAMES:

- Cintilografia de perfusão miocárdica – esforço e repouso
- Viabilidade miocárdica com Tálio-201
- Ventriculografia Radioisotópica
- Cintilografia da Perfusão cerebral
- Cintilografia Óssea de Corpo Inteiro
- Estudo de corpo inteiro com MIBG-131
- Cintilografia da tireóide com captação
- Cintilografia das paratireóides
- Pesquisa de corpo inteiro (PCI) com I-131
- Pesquisa de corpo inteiro (PCI) com TSH Recombinante ou Thyrogen
- Esvaziamento gástrico
- Trânsito esofágico
- Pesquisa de sangramento digestivo
- Estudo das glândulas salivares
- Cintilografia de Vias Biliares c
- Cintilografia Hepática
- Cintilografia Renal Estática – DMSA
- Cintilografia Renal Dinâmica – DTPA
- Cintilografia Renal Dinâmica DTPA com Captopril
- Cintilografia Renal Dinâmica DTPA com Furosemida
- Cistocintilografia Direta e Indireta
- Cintilografia Testilular
- Pesquisa de Linfonodo Sentinela
- Cintilografia de Mama
- Linfocintilografia de Membros Inferiores
- Dacriocintilografia
- Cintilografia Pulmonar Inalação/Perfusão
- Cintilografia com Gálio-67
- Avaliação de tumores neuroendócrinos


PETSCAN.gif

PETSCAN-CT

EXAMES » PETSCAN-CT

A tomografia por emissão de pósitrons, mais conhecida pela abreviação em inglês PETscan, consiste em uma técnica de injeção de um traçador radioativo com características próprias e, posteriormente, aquisição das imagens. O principal traçador disponível no Brasil é o Fluor-deoxi-glicose (FDG-18F), que é um análogo de glicose. 
O diferencial desse método é a associação de um tomógrafo computadorizado ao exame de medicina nuclear, o que permite a localização exata da região ou órgão que apresenta alterações na captação do radionuclídeo.
A tecnologia PETscan/CT é um dos mais precisos métodos diagnósticos conhecidos hoje para detecção de câncer, doenças do coração e problemas neurológicos. 
Ao ser injetado no organismo do paciente, o FDG-18F permite mapear o consumo de glicose em cada uma das partes. Como as células atingidas pelo câncer tendem a um consumo muito maior de glicose que as normais, ele logo permitirá a identificação dos focos. Também é possível avaliar melhor se tratamentos quimioterápicos ou cirúrgicos deram resultados, identificando se a atividade cancerígena desapareceu ou diminuiu com o tratamento.
Não há um momento ideal para solicitar o PETscan/CT. O médico deve decidir o momento certo de acordo com a história clínica do paciente. Não existem reações adversas atribuídas ao uso do FDG-18F. Apenas a paciente gestante se encontra em uma condição de contra-indicação relativa, devendo ser analisado o custo benefício.

EXAMES:

    PETSCAN/CT Oncológico
    PETSCAN/CT Cardiológico – Viabilidade Miocárdica
    PETSCAN/CT Neurológico

tc neoplasia maligna - hipermidia_edited.jpg

TOMOGRAFIA

EXAMES » TOMOGRAFIAS

A Tomografia Computadorizada (TC) é um dos métodos de exame mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente, além de ser um exame rápido, simples e totalmente indolor. 
A Tomografia Computadorizada utiliza um aparelho de Raios X que gira a volta do paciente, fazendo radiografias transversais do corpo. Um programa de reconstrução de imagem permite visualizar as estruturas anatômicas, órgãos e tecidos, normais e patológicos, existentes na região examinada. A partir dessas imagens, os médicos radiologistas podem detectar e diagnosticar diversas enfermidades do nosso organismo.

A radiação em exames de Tomografia Computadorizada é mínima devido à moderna tecnologia e breve duração do exame. Entretanto, é importante informar ao médico no caso de gravidez.
Dependendo do órgão a ser estudado, pode-se requerer algum preparo prévio, como jejum ou ingestão de contraste na noite anterior; estas instruções são fornecidas no momento da marcação.
O tempo do estudo é variável, dependendo da região a ser examinada.
Após o estudo, o paciente pode reassumir suas atividades normais, sem nenhuma restrição.

EXAMES:
- Tomografia Computadorizada do Abdome Superior
- Tomografia Computadorizada do Abdome Total
- Tomografia Computadorizada das Articulações
- Tomografia Computadorizada da Coluna
- Tomografia Computadorizada do Crânio
- Tomografia Computadorizada de Mastóides (Ouvidos)
- Tomografia Computadorizada da Pelve
- Tomografia Computadorizada do Pescoço
- Tomografia Computadorizada de Seios da Face
- Tomografia Computadorizada do Tórax

Início: Serviços

EQUIPE TÉCNICA

Início: Membros da Equipe
IMG_20180208_200158444.jpg

JONATHAS MORAES

Estudante Técnico de Radiologia, Responsável pela criação da web site, conteúdo sobre a Formação e aquisição da Imagem na Medicina Nuclear.

IMG-20180408-WA0036.jpg

SANDRA RENATA

Estudante Técnica em Radiologia, responsável pela Formulação e conteúdo dos Slides do Seminário com o tema de Formação e aquisição de imagens na Medicina Nuclear.

IMG-20180408-WA0034~2.jpg

RAYLANE RIBEIRO

Estudante Técnica em Radiologia, responsável pela Formulação e conteúdo dos Slides do Seminário com o tema de Formação e aquisição de imagens na Medicina Nuclear.

IMG-20180408-WA0035~2.jpg

RAFAELA RAMALHETE

Estudante Técnica em Radiologia, responsável pela Formulação e conteúdo dos Slides do Seminário com o tema de Formação e aquisição de imagens na Medicina Nuclear.

received_1606429622803601.jpeg

FAGNER SANTOS

Estudante Técnico em Radiologia, responsável pela Formulação e conteúdo da Maquete para o Seminário com o tema de Formação e aquisição de imagens na Medicina Nuclear.

IMG-20180408-WA0037_edited.jpg

LORENA COELHO

Estudante Técnica em Radiologia, responsável pela Formulação e Apoio do Seminário com o tema de Formação e aquisição de imagens na Medicina Nuclear.

Screenshot_20180408-164210_2.png

ROBERTA VALIM

Professora de Física, Engenheira agrônoma, Especialista em Matemática e Biologia, Responsável pela a aplicação do seminário para a Turma de Radiologia 01 Noturno 2018, na Escola Técnica do Espirito Santo, Eteses.

CLINICA.png

NOSSAS ESTRUTURAS

.

Contato

ENTRE EM CONTATO

Av. Vitória - Nazareth, Vitória - ES, Brasil

027 99999-9999

Thanks for submitting!

Início: Contact
bottom of page